ESPECIALIDADE
Osteopatia
“Encontre a disfunção, trate-a e deixe o corpo agir.” – Andrew Taylor Still
O que é Osteopatia?
A osteopatia é um tipo de terapia não convencional, envolvendo conhecimentos na medicina alternativa. Mesmo assim, é reconhecida pelo Ministério da Saúde. Andrew Taylor Still, criou a osteopatia em 1874, com base na teoria de que o corpo é capaz de curar suas próprias doenças, quando há o equilíbrio ideal em sua estrutura, além de ambiente favorável e nutrição adequada.
Com isso, a osteopatia utiliza técnicas manuais e não invasivas para melhorar as dores do corpo humano. Ou seja, as mãos do osteopata são suas ferramentas de trabalho. A osteopatia trata muito mais do que a dor e outros sintomas, mas sim a sua causa, promovendo mais saúde e bem-estar. O diferencial dessa especialidade é considerar o corpo como um só, dessa forma, tudo é visto de forma integrada.
A função de um osteopata é diagnosticar o paciente e descobrir porque determinado desequilíbrio está ocorrendo, para reequilibrar o corpo, devolver a mobilidade do paciente e restabelecer o equilíbrio entre corpo e mente.
A osteopatia pode ajudar a melhorar as seguintes condições, lesões e dores:
Dor na coluna
Dor lombar
Dor no nervo ciático
Joelhos lesionados
Pós-parto
Tendinite
Luxações
Hérnia de disco
Pós-cirúrgico
Refluxo
Espasmos musculares
Pequenas lesões esportivas
Ombros doloridos
Você tem uma cicatriz?
A sua dor no corpo pode ter origem cicatricial!
Você sabia que a sua dor pode ter relações com alguma cicatriz do seu corpo? Muitas pessoas, como pode ser o seu caso, sofrem por décadas com alguma dor, sem passar pela cabeça que a causa para elas pode ser cicatricial.
Seguindo a medicina convencional, continuam utilizando medicamentos que aliviam suas dores a curto prazo, mas que a longo prazo trazem efeitos colaterais e outros problemas para sua saúde. E as dores? Continuam aparecendo, já que os remédios apenas as escondem enquanto durarem os efeitos analgésicos.
Pare de tratar a dor: trate a causa dela. Com a osteopatia, isso é possível. O osteopata pode detectar e diagnosticar a dor e suas relações com alguma cirurgia feita mesmo que há anos, para traçar o melhor tratamento, que promova a melhoria da região da cicatriz. Eu, Dra. Bruna Sanchis, já impactei a vida de centenas de pacientes utilizando as técnicas osteopatas, e você pode ser o próximo. Posso te ajudar a ter uma vida melhor, sem dores, prazerosa e repleta de bem-estar.
Como é uma sessão de osteopatia
A primeira sessão é destinada ao osteopata conhecer melhor o seu paciente, suas dores, queixas, histórico de doenças na família, problemas de saúde existentes, hábitos e estilos de vida, entre outras informações. Portanto, uma avaliação inicial.
A partir disso, o osteopata pode recomendar o tratamento de acordo com o que constatar, ou então, encaminhar essa pessoa a um médico, em casos mais graves.
Durante as sessões, são aplicadas técnicas como movimentos com as mãos, alongamentos e outras que trabalham os ossos, músculos, nervos e ligamentos. Assim, melhorando a movimentação das articulações, aliviando as tensões musculares e até uma melhora significativa na circulação sanguínea.
Nas sessões realizadas pela Osteopata Dra. Bruna Sanchi, o paciente também é orientado sobre melhores hábitos, como uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios físicos (mas sem prejudicar ainda mais suas dores).
Osteopatia Pediátrica
Você sabia que a Osteopatia pode ajudar o seu bebê? E que na Europa, os bebês, ao nascerem, passam com seus pediatras e osteopatas?
A Osteopatia não tem restrições de idade. Quanto mais cedo conseguirmos atuar, mais qualidade de vida esse bebê terá. Se seu bebê tem refluxo e cólicas, o parto foi realizado com instrumentos como ventosas e fórceps ou ele tem dificuldades para mamar, tente a osteopatia para ajudá-lo.